Doenças recorrentes no outono

O outono é a época do ano em que a temperatura está mais amena, manhãs e noites mais frescas e tardes bem quentes. Com essa mudança de temperatura, pode ocasionar em algumas pessoas doenças respiratórias, além da dificuldade para respirar devido o ar que fica mais seco, comprometendo as trocas gasosas dos pulmões. É muito importante ficar atento com o grupo de risco, que são os idosos, crianças, grávidas, imunosuprimidos e pacientes com doenças pulmonares por serem mais vulneráveis a quadros gripais.

espirro

(Foto: Getty Images)

De acordo com o médico Thiago Costa dos Santos, as doenças mais comuns são ligadas ao aparelho respiratório. São principalmente: alergias, amigdalites, faringites, sinusites, rinites, e até mesmo a conjuntivite. Sem esquecer as famosas gripes e resfriados e o agravamento dos quadros de bronquite e asma. “Todas elas são de processo inflamatório e proliferação bacteriana de fácil tratamento assim também de fácil diagnóstico”.

Thiago reforça que o ideal é estar com a saúde nas melhores condições e sempre se prevenir. Se possível evitar lugares fechados, com grandes aglomerações de pessoas, variações bruscas de temperatura, consumo de bebida muito gelada e obviamente evitar o contato com pessoas já sintomáticas. “Uma dica importante, principalmente para os alérgicos, é colocar os casacos, blusas e cobertores que estavam guardados para lavar evitando desencadear um processo alérgico logo de início”.

O médico recomenda: Alimentar bem, aumentar a ingestão hídrica (principalmente quando estiver gripado), dormir bem, evitar o uso excessivo dos antigripais (pois podem estar mascarando os sintomas e escondendo o verdadeiro diagnóstico, além de poder prejudicar com os efeitos colaterais), estar com a vacinação em dia e atento com as campanhas vigentes (principalmente idosos), lavar as mãos antes de se alimentar e utilizar álcool em gel 70°INPM nas mãos como forma de higienização. E claro, sempre consultar o seu médico.

 

Andressa Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s